Formação Acadêmica
O maior patrimônio do médico
Dr. Rafael Franco - Oncologista
Currículo resumido:
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Residência Médica em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFM-USP)
- Research Observership – Neuromodulation Lab, Harvard Medical School
- Residência Médica em Oncologia Clínica – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP – HCFM/USP)
- Título de Especialista em Oncologia Clínica – Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC)
- Pós graduação em Oncologia de Precisão Aplicada – Hospital Israelita Albert Einstein
- Doutorado em Oncologia – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP – HCFM/USP) – Em andamento
Coordenador Médico – Oncoclínica São Marcos
A formação acadêmica do médico é o seu maior patrimônio. Quanto a isso não há dúvidas. Ela é a marca registrada da sua vida de dedicação à medicina e é o maior fator determinante do sucesso do tratamento. Aqui eu vou compartilhar com vocês a minha jornada acadêmica de mais de uma década de devoção integral à medicina, passando por alguns dos maiores centros especializados em tratamento oncológico que existem no mundo.
Tudo começou em 2009, quando ingressei na faculdade de medicina com apenas 17 anos de idade. Fui aprovado no primeiro vestibular para estudar naquela que é considerada a maior escola de medicina do Norte/Nordeste – a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A UFRN foi a minha alma mater por 6 anos, onde aprendi tudo que foi a base para construção do meu conhecimento. A graduação para o médico é como a sua alfabetização – é onde ele aprende o alicerce, a base, cuja solidez é imprescindível para a edificação de todo o conhecimento técnico que há de ser aprofundado ao longo da sua vida.
Após isso, mudei para São Paulo para começar a minha jornada na Universidade de São Paulo (USP-SP). Comecei minha Residência Médica em Clínica Médica no maior complexo hospitalar da América Latina – o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Foram 2 anos imerso numa estrutura hospitalar colossal, aprendendo a lidar com pacientes de altíssima complexidade nas mais diversas especialidades e tendo experiências que apenas um centro deste porte é capaz de proporcionar.
Foi neste período também que tive minha primeira experiência internacional, quando realizei um Research Observership no Neuromodulation Lab, na Harvard Medical School. O laboratório estuda técnicas minimamente invasivas para controle da dor, com foco em pacientes amputados e outras desordens dolorosas, como fibromialgia. Como na ocasião já pensava em me tornar oncologista, foquei meus estudos na aplicação destes métodos para controle de dor oncológica. Tive a oportunidade de conviver com alguns dos maiores especialistas do mundo nesta área e com colegas pesquisadores do mundo todo, algo que foi fundamental no meu entendimento sobre metodologia científica.
Ao retornar ao Brasil, iniciei minha Residência Médica em Oncologia Clínica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), hospital do complexo HCFM-USP que é considerado o maior centro de tratamento oncológico da América Latina. São 500 leitos distribuídos em 30 andares de estrutura, incluindo laboratórios de pesquisa e maquinário de alta tecnologia, proporcionando aos pacientes do SUS o estado da arte do tratamento do câncer. Lá eu tive contato com quase todos os tipos de tumores humanos e pude aprender com os maiores nomes da oncologia no mundo, sendo sem dúvidas a etapa mais importante da minha formação.
Ainda durante a minha residência, iniciei minha Pós Graduação em Oncologia de Precisão no Hospital Albert Einstein. A oncologia de precisão é o novo paradigma de tratamento oncológico – ele visa proporcionar um tratamento personalizado para cada paciente, fazendo uso de drogas mais modernas, mais eficazes e menos tóxicas que a quimioterapia (não deixe de ler mais sobre isso aqui). Aqui está um dos grandes diferenciais da minha formação: uma base sólida em biologia do câncer que me permite prescrever um tratamento completamente diferenciado para os meus pacientes.
Iniciei também meu Doutorado em Oncologia no ICESP, na Pós Graduação da Universidade de São Paulo, estudando Câncer Colorretal. Minha pesquisa investiga a relação entre marcadores moleculares específicos e a resposta ao tratamento com quimioterapia – o resultado da pesquisa irá nos auxiliar a escolher melhor os esquemas de tratamento para os pacientes que padecem dessa doença, permitindo a personalização do esquema prescrito e melhores resultados.
Esse foi um resumo dos principais elementos da minha formação. Você pode encontrar mais detalhes acessando meu currículo Lattes. Ainda tem muita coisa sendo construída, afinal, medicina é um eterno aprendizado e se tem uma coisa que você pode ter certeza é que eu continuo estudando!
Uma vez finalizada toda a jornada acadêmica, finalmente pude voltar para perto da minha família em Natal/RN, onde assumi a Coordenação Médica da Oncoclínica São Marcos, uma das mais tradicionais clínicas de oncologia da capital potiguar com quase 30 anos de história
O Dr. Rafael Franco não possui vínculo empregatício com as instituições de ensino citadas. Todo conteúdo publicado nesta página é de sua autoria única e exclusiva