Prevenção do câncer
Se você tem casos de câncer na sua família, eu tenho certeza de que você não quer passar pela mesma história!
O câncer já é a principal causa de morte no mundo desenvolvido e nós, aqui no Brasil, estamos caminhando a passos largos para esta realidade.
Nesse novo paradigma de saúde, é quase certo que você tenha tido algum familiar que tenha recebido esse diagnóstico.
Pode ser que seja um familiar distante, que você não tenha tanto contato. Ou talvez alguém realmente próximo, cuja história você acompanha ou acompanhou de perto. Todas idas ao médico, os incontáveis exames de sangue e de imagem. Aquela ansiedade sem fim pelos resultados e pelo tratamento…
E é exatamente para não passarmos por isso que hoje nós temos que falar sobre prevenção.
Mas nas próximas linhas eu não vou te falar o óbvio.
Não vou te falar que, para prevenir o câncer, você precisa ter uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas magras. Que você deve evitar alimentos processados, com excesso de açúcar ou gorduras saturadas.
Não vou ficar aqui repetindo que você tem que fazer atividade física, nem que seja o mínimo de 150 minutos por semana. Que você não deve consumir álcool em excesso e nem que você deve, urgentemente, parar de fumar.
Não vou ficar falando que você deve passar protetor solar e evitar exposição ao sol em horários de pico, nem que você deve evitar o estresse excessivo e fazer exames de rotina periodicamente.
Eu tenho certeza de que você já sabe de tudo isso. Ao invés de repetir o óbvio, hoje eu quero te fazer uma provocação:
Por que todo mundo faz a mesma rotina de exames para prevenir o câncer?
Pense comigo por um instante: por que alguém que tem casos de câncer na família deve fazer os mesmos exames e na mesma frequência que alguém que não tem, se o primeiro indivíduo tem um risco muito maior?
Por que alguém que fuma, é sedentário, tem sobrepeso e quaisquer outros fatores de risco segue a mesma orientação de prevenção de pessoas que não tem essas comorbidades?
Isso não faz nenhum sentido!
Vamos fazer um exercício de imaginação aqui para entender o que eu estou querendo dizer. Por que nós quando vamos sair de carro usamos apenas o cinto de segurança enquanto o piloto de fórmula 1 utiliza capacete, colete e vários outros dispositivos para se proteger?
A resposta é óbvia: porque o piloto ao pilotar seu F1 tem um risco muito maior que o nosso de sofrer um acidente
E aqui está o que ninguém nunca te contou sobre a prevenção do câncer
As rotinas de prevenção que nós ouvimos costumeiramente na mídia são medidas populacionais! Elas estão absolutamente corretas, mas são medidas genéricas, que não levam em consideração as características pessoais de cada indivíduo.
Nós sabemos que toda mulher precisa começar a sua rotina de mamografias preventivas pelo menos aos 50 anos.
Mas se você tem vários casos de câncer de mama na sua família, será que devemos esperar para começar tão tarde? Será que a mamografia isolada é o suficiente?
Sabemos que todos precisam começar as colonoscopias preventivas para o câncer de cólon e intestino aos 45 anos.
Mas se na sua família tem casos de câncer ou pólipos, será mesmo que começar aos 45 anos é o melhor?
No final do dia, a pergunta mais importante para quem tem casos de câncer na família é sempre a mesma:
Qual o MEU risco de ter câncer? Qual o risco dos MEUS filhos?
E para responder essa pergunta e desenhar uma estratégia de prevenção 100% personalizada para o seu caso é que eu criei a
Consulta de Prevenção ao Câncer
Uma avaliação 100% personalizada de até 60 minutos, na qual nós examinamos a fundo todo o seu histórico familiar e seus fatores de risco para desenhar a melhor estratégia de prevenção para o SEU caso.
No caso dos cânceres de mama e ovário, nós conseguimos fazer uma estimativa percentual e objetiva do risco de câncer ao longo da vida. Assim, você vai conseguir ter uma ideia palpável do seu risco comparado ao da população geral.
Essa estimativa é imprescindível para determinar qual a melhor rotina de exames (ultrasson, mamografia, ressonância) ou mesmo a indicação de tratamentos redutores de risco, sejam medicamentos ou mesmo a retirada preventiva da mama ou dos ovários (nos casos de muito alto risco).
Podemos, ainda, lançar mão dos famosos TESTES GENÉTICOS, que são indicados sempre que suspeitamos da presença de alguma síndrome hereditária de predisposição ao câncer.
Você com certeza já deve ter ouvido falar deles e, quando bem indicados, são uma ferramenta poderosa de prevenção.
Foi exatamente esse tipo de avaliação que fez a Angelina Jolie descobrir que era portadora de uma mutação no gene BRCA1, uma mutação que traz até 85% de risco de câncer de mama e 50% de câncer de ovário ao longo da vida.
Fonte: Time Magazine
Tendo posse dessa informação, ela realizou a cirurgia redutora de risco nas mamas e nos ovários, reduzindo drasticamente a chance dela desenvolver esses tumores.
Como ela saberia disso se não tivesse feito a avaliação genética? Eu respondo: só saberia quando o câncer já tivesse se instalado…
(Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/por-que-o-exemplo-de-angelina-jolie-e-importante/3299/1092/)
A consulta de prevenção ao câncer é o que você precisa para saber exatamente o que fazer para reduzir ao máximo a chance de ter câncer ao longo da vida
E para que você confie em mim, eu gostaria de me apresentar e contar um pouco da minha história.
Eu sou o Dr. Rafael Franco: médico oncologista formado na USP, com pós graduação em oncologia de precisão pelo hospital Albert Einstein e former research observer na Harvard Medical School.
Desde que me formei oncologista eu assumi a seguinte missão pessoal: devolver a esperança e a fé para os meus pacientes com câncer através do que há de melhor no mundo em tratamento oncológico.
Mas não apenas isso: também tomei como objetivo evitar que o máximo de pessoas experimentem essa doença terrível, ajudando-as a ter acesso a informação de qualidade e à prevenção.
Para isso, criei a maior comunidade médica on line do Brasil sobre câncer de mama no Instagram (colocar link abaixo), onde já somos mais de 32 mil pessoas trocando experiências e informações diariamente.
Eu quero fazer parte da sua história
Vai ser um prazer avaliar toda a sua história pessoal e familiar para chegarmos juntos numa estratégia de prevenção 100% personalizada e que te ofereça a maior proteção possível.