Quimioterapia

Se você pensou em quimioterapia, é inevitável não lembrar da seguinte cena:

Essa foi a imagem que a mídia pavimentou no nosso imaginário sobre o câncer e o seu tratamento – uma imagem de dor e desesperança.

E não é algo restrito à nossa mídia nacional – toda a indústria de entretenimento segue esse mesmo comportamento. Se você pegar para assistir filmes que contam histórias de pacientes com câncer vai perceber que o enredo é sempre o mesmo:

Ou conta uma história de amor tragediosa, na qual o paciente sempre morre no final ou histórias de pessoas que definharam sob o tratamento.

Tudo isso por um único motivo: porque o medo e a tragédia dão audiência

E se você chegou até aqui carregando, de alguma forma, essa angústia você precisa saber de algo muito importante: você não está sozinha!

Ao longo de todos esses anos à frente da maior comunidade médica online do Brasil sobre câncer de mama no Instagram, eu pude perceber como esse assunto gera angústia e aflição para os pacientes.

“Todo câncer precisa fazer quimioterapia, doutor?”

“É 100% certo de que meu cabelo vai cair?”

“Não vou poder mais ir ao salão durante o tratamento?”

“A quimio vai me deixar derrubada o tempo todo?”

Por isso eu fico muito feliz de você ter entrado na minha página hoje. Eu quero acalmar o seu coração e te dizer que

A quimio não é esse terror que pintaram para você

A bem da verdade, pode ser que o seu tumor nem precise de quimioterapia, para início de conversa.

Se estivermos falando de câncer de mama, por exemplo, temos conseguido poupar com segurança um número cada vez maior de mulheres, graças ao uso de tecnologias genômicas no âmbito da oncologia de precisão.

Mesmo para outros tipos de tumores a realidade se repete: a indicação de quimioterapia, apesar de frequente, não é universal!

Podem existir, por exemplo, situações nas quais a quimioterapia não vai ser a melhor opção. Afinal,

A quimio não é a única forma de tratar o câncer!

As terapias-alvo e a imunoterapia têm superado e muito o desempenho da QT em vários cenários, como nos tumores de rim, fígado (hepatocarcinoma), melanoma e muitos outros.

E mesmo quando ela for a melhor opção e se mostrar realmente necessária,

Nós podemos minimizar ao máximo os efeitos colaterais

Náuseas, vômitos, queda de cabelo, diarréia… Hoje nós temos estratégias extremamente poderosas para controlar e reduzir esses sintomas. Não é mais aceitável, com o arsenal terapêutico que dispomos hoje em dia, que os pacientes com câncer ainda sofram tanto com o tratamento.

Um tratamento seguro, moderno e eficaz – é exatamente isso que eu quero proporcionar para você na sua jornada contra o câncer!

Mas para que você confie em mim, primeiro você precisa me conhecer e saber quem eu sou.

Eu sou o Dr Rafael Franco: médico oncologista formado na USP, com pós-graduação em oncologia de precisão pelo hospital Albert Einstein e former research observer na Harvard Medical School. Sou também criador da maior comunidade médica sobre câncer de mama no Brasil no instagram:

Desde que me formei oncologista eu assumi uma missão pessoal: devolver a fé e a esperança para as minhas pacientes com câncer através do que há de melhor no mundo em tratamento oncológico.

E para isso é preciso, sem dúvidas, muitos anos de dedicação e estudo, que me permitiram estudar nas maiores instituições de câncer do mundo.

Mas de nada vale toda a ciência do mundo sem fé

E é exatamente aqui que nós viramos a chave na sua jornada. No momento em que alinhamos o que há de melhor e mais moderno em tecnologia ao olhar humano.

À certeza de que, em cada consulta, você não será mais uma que está ali para pegar a sua receita em 15-20 minutos, mas que, do outro lado da mesa, tem alguém que está vibrando e torcendo por cada sucesso no seu tratamento.

Que vai tirar todas as suas dúvidas para que não haja espaço para o medo. Que vai estar com você em todos os momentos dessa estrada tortuosa, seja através do WhatsApp, seja indicando profissionais de confiança para que você se sinta cuidada numa rede fechada e exclusiva de apoio.

Esse é o caminho que nós vamos trilhar juntos!